Eixos de mobilidade urbana e a (re)configuração do uso do solo e da densidade urbana

estudo de caso da Avenida Presidente Vargas, Passo Fundo/RS-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.520

Palavras-chave:

Espaço urbano, Desenvolvimento sustentável, Mapas temáticos

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é analisar as possíveis implicações da mobilidade urbana na Avenida Presidente Vargas, na cidade de Passo Fundo/RS-Brasil, em relação as variáveis diversidade e densidade urbana entre os anos de 2001 e 2020. O espaço urbano necessita de investimentos em infraestrutura para atender as demandas de circulação de veículos motorizados, no sentido de mitigar os congestionamentos, emissões de gases poluentes, poluição sonora e acidentes de trânsito. Neste contexto, torna-se notório fatores que influenciam de forma positiva e negativa no uso dos veículos motorizados e na mobilidade urbana, principalmente em escala local. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram realizados levantamento in loco, objetivando na construção de mapas temáticos que auxiliam na compreensão do urbano. Os resultados obtidos reforçam a análise da mobilidade urbana em seus diversos fatores que a influenciam, demonstrando a importância de se compreender a dinâmica urbana como um todo, aprimorando as tomadas de decisões. A análise construtiva atual dessa avenida demostra que as edificações aumentaram 51,30% em relação ao ano de 2001, mas mantendo a predominância de edificações residenciais mesmo com o aumento de usos de comércio/serviço e misto, favorecendo o acréscimo do número de veículos motorizados na avenida e comprometendo o fluxo viário.

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Biografia do Autor

Vitória Antunes Canali, Faculdade Meridional

Mestre em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional.

Alcindo Neckel, Faculdade Meridional

Doutor em Geografia e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional.

Dirceu Piccinato Júnior, Faculdade Meridional

Doutor em Urbanismo e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Antunes Canali, V., Neckel, A., & Piccinato Júnior, D. (2021). Eixos de mobilidade urbana e a (re)configuração do uso do solo e da densidade urbana: estudo de caso da Avenida Presidente Vargas, Passo Fundo/RS-Brasil. arq.Urb, (31), 45–58. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi31.520

Edição

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Artigos