Reestruturação intraurbana de cidades médias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.v28i.434

Palavras-chave:

Estrutura Intraurbana, Shopping Center, Condomínio Fechado

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a disseminação de shopping centers e condomínios fechados de alta renda em cidades médias, a partir dos casos das cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A emergência desses espaços, por um lado, associa-se a estratégias capitalistas de reprodução do capital, vinculadas a grandes grupos empresariais e sobretudo ao setor imobiliário, que têm na cidade média um mercado consumidor em potencial; por outro lado, indica processos de reestruturação intraurbana em curso. Os shopping centers denotam novas expressões da centralidade, para além dos centros principais, enquanto os condomínios fechados implantados em áreas periféricas representam a dispersão das classes de alta renda, tradicionalmente localizadas nas áreas centrais, promovendo a ampliação da fragmentação socioespacial. Esses fatos, juntos, permitem a utilização do conceito de reestruturação, pressupondo rupturas significativas nas lógicas de estruturação intraurbanas precedentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ferretto, Universidade Paulista

Arquiteto urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina  – (UFSC), 2007, Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), 2018. Professor dos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP) e do Centro Universitário FIAM-FAAM da rede Laureate International Universities e a Laureate Education.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Ferretto, D. . (2020). Reestruturação intraurbana de cidades médias . arq.Urb, (28), 124–137. https://doi.org/10.37916/arq.urb.v28i.434

Edição

Seção

Artigos