Abordagem Qualitativa e Projetos de Restauro do Patrimônio Edificado
Palavras-chave:
Avaliação de segurança, Restauro estrutural, Abordagem qualitativa, Patrimônio ArquitetônicoResumo
Este artigo tem por objetivo discutir a contribuição da pesquisa qualitativa para projetos de restauro de edificações com reconhecido valor histórico e cultural. A pesquisa da qual emergiu esta preocupação vinculou-se à área da preservação do patrimônio histórico. Teve- se por objeto de estudo a Rotunda do Complexo Ferroviário de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, Brasil, cujo valor de memória conferiu um caráter interdisciplinar à investigação, por meio do diálogo entre a área de Engenharia e a de Arquitetura. Neste artigo busca-se ter clareza acerca da avaliação de estabilidade e segurança da estrutura existente na sua relação com critérios de conservação e de preservação arquitetônica, com destaque para a questão ética do restauro. Discute-se a pertinência de estudos qualitativos para diagnosticar as condições da edificação e, assim, estabelecer diretrizes para intervenção na estrutura do edifício com vistas à sua reabilitação. Na discussão dos resultados, considerou-se a contribuição das análises qualitativas, dado o entendimento da edificação como documento histórico, que, em diálogo com os resultados dos estudos quantitativos, permitiram elaborar as diretrizes de intervenção para um possível projeto de restauro da Rotunda. Concluiu-se o estudo com a defesa de abordagens investigativas que integrem análises qualitativas e quantitativas em oposição à excludência sistemática da análise qualitativa, ainda que em estudos, como o desenvolvido, centrados na avaliação da estabilidade e segurança estrutural.
Downloads
Referências
CÓIAS, Vitor. Reabilitação estrutural de edifícios antigos. 2. ed. Lisboa: Argumentum; Gecorpa, 2007.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63 Mar./Abr. 1995.
JICK, Todd D. Mixing qualitative and quantitative methods: triangulation in action. Administrative Science Quarterly, New York, v. 24, no. 4, p. 602-611, dec. 1979.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo: reflexões sobre a sua preservação. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.
KÜHL, Beatriz Mugayar. História e Ética na Conservação e na Restauração de Monumentos Históricos. Revista CPC, São Paulo, v.1, n.1, p. 16-40, nov. 2005/ abr. 2006.
LLOYD, Ana Luísa Lima. O Uso do Aço nas Intervenções em Edificações Históricas: interfaces da arquitetura e da estrutura. 2006, 230 f. Dissertação (Mestrado em em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
MORSE, Janice. Approaches to qualitative quantitative methodological triangulation. Nursing Research, Minneapolis, v.40, n.2, p. 120-123, mar./apr.1991.
NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n. 3, ago.1996.
OLIVEIRA, Mário Mendonça de. A documentação como ferramenta de preservação da memória. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta (Cadernos Técnicos; 7), 2008.
POPE, Catherine; MAYS, Nick. Reaching the parts other methods cannot reach: an introduction to qualitative methods in health and health service research. British Medical Journal, London, n.311, p.42-45, jul.1995.
VELOSO, Luciana Bracarense Coimbra. Uma abordagem conceitual e numérica para a reabilitação arquitetônica e estrutural da Rotunda do Complexo Ferroviário do Município de Ribeirão Vermelho – MG. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto - MG, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.