Aplicação didática de um Modelo de Formação

a inserção da lógica dos processos computacionais no processo de ensino de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi40.768

Palavras-chave:

Computação aplicada à arquitetura, Modelo de Formação, Programação visual, Processo de projeto, Ferramentas computacionais

Resumo

Este artigo analisa a aplicação de princípios computacionais em uma disciplina, voltada à prospecção, estudos e ensaios relativos aos desafios da forma coletiva do habitar o habitat. O objetivo é incentivar a compreensão prática e lógica do uso de programas de programação visual como ferramentas de apoio ao processo de projeto, complementando técnicas tradicionais, como o modelo CAD e os processos analíticos. A metodologia envolve a introdução de um modelo de formação inspirado em Oxman (2006), no qual os estudantes usam ferramentas computacionais para simular fenômenos, construir relações arquitetônicas e explorar regras de linguagem compositivas em arquitetura. A presente pesquisa foi realizada em uma turma de graduação em arquitetura e urbanismo e avaliou o impacto da integração entre a computação e o processo de projeto. Os resultados evidenciam que o uso do modelo computacional abriu uma nova perspectiva de raciocínio projetual, utilizando lógicas de implantação, composição arquitetônica e simulações no processo de desenvolvimento dos projetos finais. Entretanto, foram encontrados desafios, como a adequação ao uso de recursos visuais e a compreensão da lógica computacional, indicando a importância de uma transição cuidadosa no ensino dessas técnicas, quando aplicadas ao desenvolvimento do processo de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Oscar Pizzetti Mariano, Universidade do Federal de Santa Catarina

Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC); Especialista em Gestão e construção de edificações sustentáveis, AVM Integrada; Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Thêmis da Cruz Fagundes, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Housing & Urbanism pela Architectural Association School Of Architecture, Londres, 2001. Professora adjunta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

   

Gabriela Pinho Mallmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui um técnico em Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2015). Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis.

   

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Tela Total: mito-ironias do virtual e da imagem. 5. ed. Porto Alegre: Meridional, 2011. 159 p.

BAUMANN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 280 p.

BAUMANN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. 264 p.

BRITO, Leonardo de Oliveira et al. Fenomenologia, projeto paramétrico e prototipagem digital: relato de um processo de projeto arquitetônico. Projetat: Projeto e Percepção do Ambiente, v. 8, n. 2, p. 156–168, 19 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n2ID22271

CAMPO, Matias del.; CARLSON, Alexandra When Robots Dream: in conversation with Alexandra Carlson. In: LEACH, Neil; CAMPO, Matias del (ed.). Architecture and Artificial Intelligence. 3. ed. Oxford: Architectural Design, 2022. p. 47 – 53.

CAMPO, Matias del; LEACH, Neil. Can Machines Hallucinate Architecture? AI as design method. In: CAMPO, Matias del; LEACH, Neil (ed.). Architecture and Artificial Intelligence: machine hallucinations. 3. ed. Oxford: Architectural Design, 2022. p. 6-13. DOI: https://doi.org/10.1002/ad.2807

CELANI, Gabriela; SEDREZ, Maycon. Arquitetura contemporânea e automação: prática e reflexão. São Paulo: Probooks, 2018. 256 p.

CHARLES, Patrick P.; THOMAS, Charles R.. Building Performance Simulation In Undergraduate Multidisciplinary Education: learning from an architecture and engineering collaboration. In: Eleventh International IBPSA Conference, 11., 2009, Glasgow. Proceedings of Eleventh International IBPSA Conference. Glasgow: Building Simulation, 2009. p. 212-219. Complex Systems. Science At The Edge Of Chaos. Helsinki University Of Technology: Heikki Hyötyniemi, 2004.

DERVISHAJ, Arlind. From Sustainability to Regeneration: a digital framework with bim and computational design methods. Architecture, Structures And Construction, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 315-336, 13 jul. 2023. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s44150-023-00094-9. DOI: https://doi.org/10.1007/s44150-023-00094-9

KOVACS, Adam Tamas; SZOBOSZLAI, Mihaly; CSUSZ, Istvan. Key for Entering Industry 4.0 in the AEC Sector: BIM Organisation Development. Ecaade 37 / Sigradi 23: Building Information Modelling, v. 1, n. 1, p.275-282, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.52842/conf.ecaade.2019.1.275

LEACH, Neil. Architectural Hallucinations: what can ai tell us about the mind of an architect?. In: LEACH, Neil; CAMPO, Matias del (ed.). Architecture and Artificial Intelligence. 3. ed. Oxford: Architectural Design, 2022. p. 66-71. DOI: https://doi.org/10.1002/ad.2815

LLACH, Daniel Cardoso. Builders of the Vision: software and the imagination of design. Nova Iorque: Routledge, 2015. 241 p. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315798240

LOUKISSAS, Yanni Alexander. Co-Designers: Cultures of Computer Simulation in Architecture. New Yoork: Routledge, 2012. 204 p. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203123065

MARIANO, Pedro Oscar Pizzetti. Processo de projeto paramétrico de elementos de fachada com características da geometria fractal. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Arquitetura e Urbanismo, Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

MARIANO, Pedro Oscar Pizzetti et al. Autonomous parametric process for daylight simulation applied to the proposal of a daylighting of buildings performance tool. In: SIGRADI XXIV, 24., 2020, Medellin. Proceedings of V International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. Medellin: Sigradi, 2020. p. 534-539. DOI: https://doi.org/10.5151/sigradi2020-74

MARIANO, P. O. P.; PEREIRA, A. T. C.; MALLMANN, G. P. Elementos de fachada com características fractais: processo de projeto paramétrico e seu consequente comportamento à luz do dia. Gestão & Tecnologia de Projetos. São Carlos, v17, n2, 2022. https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.185169. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.185169

MCNEEL, R.; Associates. Rhinoceros 3D modelling Software. v. 5. 2014.

MENEZES, A. M. O uso do computador no ensino de desenho nas escolas de arquitetura. In: IV Congresso da Sociedade Ibero Americano de Gráfica Digital – SIGRADI. Anais. Rio de Janeiro: SIGRADI, 2000.

MORALES, I. de S. Differences: Topographies of Contemporary Architecture. Cambridge: MIT Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/2413.001.0001

OMENA, Thiago Henrique et al. A dialética entre criação arquitetônica e desenho paramétrico: experiências didáticas. Peer Review, [S.L.], v. 5, n. 8, p. 235-249, 14 maio 2023. Uniao Atlantica de Pesquisadores. http://dx.doi.org/10.53660/438.prw1104b. DOI: https://doi.org/10.53660/438.prw1104b

ONU (org.). 2021 Global Status Report For Buildings And Construction: towards a zero-emissions, efficient and resilient buildings and construction sector. [S.I]: United Nations Environment Programme, 2021. 105 p.

ONU (org.). Progress on the Susteinable Development Goals: the gender snapshot. [S.I]: ONU - Departemet of Economic and Social Affairs, 2023. 36 p.

OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, [S.L.], v. 27, n. 3, p. 229-265, maio 2006. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.002

OXMAN, Rivka. Performance-Based Design: current practices and research issues. International Journal Of Architectural Computing, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 1-17, jan. 2008. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1260/147807708784640090. DOI: https://doi.org/10.1260/147807708784640090

OXMAN, Rivka. The Role of the Image in Digital Design Processing the Image Versus Imaging the Process. In: BHATT, Mehul; SCHULTZ, Carl. People-Centered Visuospatial Cognition. Next-Generation Architectural Design Systems and Their Role in Conception, Computing, and Communication. [S.L.]: SpringerVerlag, 2017. p. 1-2. 10.1007/978-3-319-56466-1_6. a.

OXMAN, Rivka. Thinking difference: theories and models of parametric design thinking. Design Studies, [S.L.], v. 52, n. 1, p. 4-39, set. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2017.06.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2017.06.001

REZAEE, Roya et al. Constructing and Exploring Building Configurations Based on Design and Multi Performance Criteria. In: International Building Performance Simulation Association, 16., 2019, Roma. Proceedings of the 16th IBPSA Conference. [S.L.]: Ibpsa, 2019. p. 2290-2297.

RIBEIRINHO, Maria João et al (org.). The next normal in construction: how disruption is reshaping the worlds largest ecosystem. [S.I]: McKinsey & Company, 2020.

ROUDSARI, Mostapha Sadeghipour; PAK, Michelle. Ladybug: a parametric environmental plugin for grasshopper to help designers create an environmentally-conscious design. In: Proceedings of the 13th International IBPSA 2013 Conference Held in Lyon, France, 2013.

RUMIEZ, Agnieszka. Fractal Architecture. Architecture And Urban Planning, [s.l.], v. 8, p.45-49, 19 dez. 2013. Riga Technical University. http://dx.doi.org/10.7250/aup.2013.019. DOI: https://doi.org/10.7250/aup.2013.019

SETH, Anil. Being You: a new science of consciousness. Faber & Faber, 2021. 385 p.

STANGL, B. (2013). How Digital Tools Shape the Way Architects Think: the digital design process in architecture. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Technische Universität Wien Für Architektur Und Raumplanung, Viena.

VENTURI, Robert. Complexity and Contradiction in Architecture. Nova Iorque: The Museun Of Modern Art Papers On Architecture, 1977. 133 p.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Mariano, P. O. P., Fagundes, T. da C., & Mallmann, G. P. (2025). Aplicação didática de um Modelo de Formação: a inserção da lógica dos processos computacionais no processo de ensino de projeto. Arq.Urb, (40), 1–13. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi40.768

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.