Preservação da memória através de representações: o registro de arquiteturas residenciais modernistas da cidade de Ribeirão Preto utilizando a rede social Arquigrafia
Palavras-chave:
Patrimônio Moderno, Levantamento, Arquigrafia, Ribeirão PretoResumo
No século XIX, a cidade de Ribeirão Preto (distante 315 kilometros de São Paulo) concentrou riqueza com as lavouras de café, sendo cenário de arquiteturas que em nada deviam à de outras cidades importantes no interior do Estado de São Paulo. Existem poucos exemplares de casarões e palacetes que restaram na cidade, porém devidamente tombados ou em processo para garantir seu legado. A preservação de tais arquiteturas eventualmente recebe atenção da mídia, conscientizando a população sobre sua importância. A preservação da arquitetura de Ribeirão Preto, não recebe a mesma atenção quando focamos na produção arquitetônica moderna de residências, no início da segunda metade do século XX, cobrindo as décadas de 1950, 1960 e 1970, nunca antes estudada apropriadamente. Este artigo, proveniente das reflexões de uma pesquisa de mestrado em andamento desde 2013, se apoia no estudo, levantamento e questionamento da preservação dessas obras, através de documentos, entrevistas com arquitetos e moradores, e registros fotográficos. Essas casas são de autoria dos primeiros profissionais arquitetos da cidade, em bairros, no princípio, estritamente residenciais. Quando essas residências começam a ser demolidas, cabe ao levantamento e registro de suas representações, apoiados pela rede social Arquigrafia, garantir que esse legado possa ser preservado.
Downloads
Referências
ACAYABA, Marlene Milan. Residências em São Paulo: 1947 - 1975. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2011.
ARTIGAS, João Batista Vilanova. Caminhos da Arquitetura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
CALIL, Ozório. O Centro de Ribeirão Preto: os processos de expansão e setorização. Dissertação (Mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.
FANTINI, Rita de Cássia. A terceira geração e seu papel na difusão do movimento moderno em São Paulo. Trabalho de aproveitamento para a disciplina “Seminários de Arquitetura Contemporânea” (programa de pós-graduação em Teoria e História) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1996.
FÉLIX, Valter Luís Secco. Breve quadro da arquitetura residencial do período de 1954 - 1985 em Ribeirão Preto. Trabalho final de graduação - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 1987.
MURAKAWA MIYASAKA, Teresa Keiko; MIYASAKA, Elza Luli. Ribeirão Preto pelo olhar de Tony Miyasaka. Ribeirão Preto: São Francisco Gráfica e Editora, 2006.
SANTOS, Marta Cunha. Ijair Cunha, uma contribuição modernista. Trabalho final de graduação - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 1995.
ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.