Vèronique, ou a redenção pelas imagens (valor e significado das obras de arte figurativas na arquitectura de igrejas)

Autores

  • Pedro Marques de Abreu
  • Teresa Dias Costa

Palavras-chave:

Arquitectura, Igreja, Imagem

Resumo

O presente artigo analisa a questão das imagens na arquitectura de igrejas. Fá-lo-á de um ponto de vista essencialmente arquitectónico, pretendendo perceber qual o papel das imagens ao nível da ontologia da arquitectura e ao nível da ontologia do tema arquitectónico ‘igreja’. Contribuir-se-á deste modo para a ultrapassagem da dialéctica entre arquitectos e liturgistas (e/ou usufruidores das igrejas) relativamente ao papel das imagens – dispensável para os primeiros, imprescindível para os segundos. O artigo começará por abordar a polémica em torno das novas igrejas, sobretudo em Itália, para descobrir a necessidade de investigar o que é arquitectura e o que é uma igreja. Depois procurar-se-á saber qual o papel concretamente arquitectónico das imagens nas igrejas. Por fim analisar-se-ão três tipos de casos em função da sua mais-valia arquitectónica: igrejas sem janelas e sem imagens, igrejas com janelas e sem imagens e igrejas sem janelas e com imagens.

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Publicado

2015-01-05

Como Citar

Marques de Abreu, P. ., & Dias Costa, T. . (2015). Vèronique, ou a redenção pelas imagens (valor e significado das obras de arte figurativas na arquitectura de igrejas). arq.Urb, (13), 95–121. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/272

Edição

Seção

Artigos