Edmund N. Bacon como professor

Revisão de um exercício didático no contexto do curso «History and Theory of Urban Design» na Univesidade de Pensilvânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.661

Palavras-chave:

Urbanismo, Design of Cities, Universidade de Pensilvânia

Resumo

O artigo analisa a pratica de ensino de Edmund Bacon sob os postulados teóricos apresentados em sua obra fundamental “Design of Cities”. Os princípios expostos na obra, relacionados as forças internas, ao sistema de movimentos simultâneos e à consciência do espaço como experiência, são revisados. Em seguida, é realizada uma análise de um registro inédito (documental, gráfico e oral) de uma experiencia didática desenvolvida no curso” History and Theory of Urban Design” ministrado por Bacon na Universidades de Pensilvânia. Os preceitos teóricos de “Design of Cities” são então contrastados com a pratica didático-docente do curso, verificável nos registros fornecidos. A partir das descobertas, é demostrado que a teoria e a didática de Bacon se distanciam da concepção moderna do urbanismo de século XX, evidenciando, em vez disso, uma afinidade com tendencias empíricas, perceptivas e experienciais, possivelmente mais próximas das vanguardas e da fenomenologia arquitetônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana María Delpino Sapena, Centro Universitário de Brasília

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Catalunha em 2016, Mestrado em Arquitetura na área de Crítica e Projetos pela mesma Universidade em 1998 e Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Asunción em 1997. Atualmente é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do CEUB -Centro Universitário de Brasília-e no Programa de Mestrado em Arquitetura em Cidades e Habitação. Sócia e arquiteta da empresa FARE Arquitetura e Urbanismo em Brasília onde realiza trabalhos da área da arquitetura, planejamento urbano, entre outros.

Mauricio Arnoldo Cárcamo Pino, Universidad de Chile

Arquiteto pela Universidad de Talca em 2008, Doutorando (ETSAM- UPM). Desde 2010 atua como acadêmico na Universidade do Chile, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa, criação artística e extensão. Palestrante e professor convidado em várias escolas de arquitetura latino-americanas.

Referências

BACON, E. N., [1967] 1976. Design of Cities. Revised Edition ed. New York: Penguin Books.

CLOW, D. F., 2000. Edmund N. Bacon: A biographical sketch of his life from 1910 to 1939.

LAURENCE, P. L., 2006. The Death and Life of Urban Design: Jane Jacobs, The Rockefeller Foundation and the New Research in Urbanism, 1955–1965. Journal of Urban Design, June, 11(2), pp. 145–172. DOI: https://doi.org/10.1080/13574800600644001

LONGHI Traverso, L., 2021. Tercera Sesión (04 de mayo de 2021) [Entrevista] (04 mayo 2021).

Neumann, T., 2017. U.S. Foundations, Urban Design, and International Development since 1945, s.l.: Rockefeller Archive Center.

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Sapena, R. M. D., & Pino, M. A. C. (2023). Edmund N. Bacon como professor: Revisão de um exercício didático no contexto do curso «History and Theory of Urban Design» na Univesidade de Pensilvânia. arq.Urb, (37), 90–96. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.661

Edição

Seção

Artigos