Novas configurações de home office para a Indústria Criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.647

Palavras-chave:

Home office, Indústria Criativa, Reconfiguração, Lar-Ateliê

Resumo

Home offices são espaços de trabalho estruturados nos lares de vários profissionais que, segundo uma concepção preestabelecida no imaginário popular, configura-se basicamente por uma mesa, uma cadeira e um computador, onde o profissional pode desenvolver suas atividades laborais. Com outro olhar, este estudo vem promover a desconstrução desse pensamento, buscando um novo conceito de home office para os profissionais da indústria criativa. Utiliza-se, como método de pesquisa, os procedimentos de Massimo Canevacci descritos no estudo A Cidade Polifônica, na qual se desenvolve três etapas: a primeira concentra-se no mapeamento de profissionais que trabalham em home office; a segunda consiste na observação de contextos selecionados, com análise e interpretação dos dados; e, por fim, a terceira etapa caracteriza-se pela proposição de diretrizes projetuais. Para complementar, realizou-se uma fase de experimentação projetual em que se busca aplicar os conhecimentos gerados na concepção de um novo conceito de home office, que vem a ser o de lar-ateliê. A partir dessa construção, desenvolve-se uma representação visual de modelos de ambientes para dez segmentos profissionais. As constatações alcançadas possibilitaram a verificação de diversas variáveis e configurações possíveis de espaços residenciais-laborais.

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Biografia do Autor

Amanda Corbellini Heineck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2021). Possui também graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.

Fabricio Farias Tarouco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutorando em Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento na Universidade Complutense de Madri (ESPANHA). Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico (UNISINOS). Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informativos na Universidade de Zaragoza (ESPANHA). É Graduado em Design Gráfico (UFPEL) e em Análise de Sistemas (UCPEL) e Especialista em Informática na Educação (UCPEL). Na UNISINOS, atua como Coordenador e Professor do Bacharelado em Design e como Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Design, além de dar aulas em diversos cursos de Especialização. Possui experiência nas áreas de Design Estratégico, Cidades Criativas, Smart Cities, Turismo, Experiências Urbanas e Posicionamento Territorial. Realiza consultorias, palestras, workshops e coordena pesquisas e projetos com ênfase em desenvolvimento regional, com destaque para os projetos 'Design Territorial para Santo Ângelo', 'Agenda Carlos Barbosa 2030', 'Turismo no Pampa Gaúcho', 'Turismo na Costa Doce', 'Turismo na Região Águas e Pedras' e 'Complexo Turístico da Roselândia'. É revisor e parecerista dos periódicos Strategic Design Research Journal, Urbe, Revista Animus, Mix Sustentável e Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, além de diversos congressos. É membro do Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre e foi Consultor AD HOC da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS para projetos da Indústria Criativa.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Corbellini Heineck, A., & Farias Tarouco, F. (2024). Novas configurações de home office para a Indústria Criativa. arq.Urb, (39), 647. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.647

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Artigos