São Paulo, um mosaico visto a partir da Rua Paim
Palavras-chave:
Lanchonete.org, Plataforma Cultural, São Paulo, Direito à cidadeResumo
Todd Lanier Lester é membro fundador de Lanchonete.org, ao qual Paula Van Erven se juntou nos últimos dois anos de seu projeto de cinco anos, que questiona o Direito à Cidade. Eles consideram a intervenção urbana artística e a organização comunitária em São Paulo, tendo suas respectivas experiências como pano de fundo. Lanchonete.org é uma plataforma cultural conduzida por artistas, com duração de cinco anos, focada em como as pessoas vivem, trabalham, navegam e compartilham a cidade contemporânea, tendo o centro de São Paulo como panorama de observação. O nome vem dos onipresentes balcões das lanchonetes – pontos de comércio amigável, sem barreiras, laboriosos e com suas luzes brancas – que ocupam todas as esquinas da cidade. Lanchonete.org discute sobre problemas que cidades grandes encaram, as diferentes formas de “poder urbano”, e o Direito à Cidade, não como uma maneira de definir esses conceitos, mas de estender a plataforma o máximo possível para considerar diversos pontos de vista.
Downloads
Referências
ne.com/doi/abs/10.3402/egp.v5i1.17200.
DAIBERT, Raphael. Enclaves of Struggle. World Policy Institute. 25 de fevereiro, 2016. Disponível em: http://www.worldpolicy.org/blog/2016/02/25/enclaves-struggle
DAIBERT, Raphael, e VICINI, Lorena. Developing Identities to Improve Collectivity. CITIES AS COMMUNITY SPACES CONFERENCE, novembro de 2016, Valletta, Malta.
ERA O HOTEL CAMBRIDGE. Direção: Eliane Café. São Paulo. Produção: Rui Pires, André Montenegro, Edgard Tenembaum e Amiel Tenenbaum. SIWI, Marcio. Pixação: In The story behind São Paulo’s ‘angry’ alternative to graffiti. The Guardian. Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/cities/2016/jan/06/pixacao-the-story-behind-sao-paulos-angry-alternative-to-graffiti.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução Carlos Szlak. Coordenação Antônio Carlos Robert Moraes. São Paulo: Annablume, 2005.
HUNT, Daniel. Reclaiming the Jungle. In Brasil Wire. 20 de outubro, 2015. Disponível em: http://www.brasilwire.com/reclaiming-the-jungle/.
LIU, Andrea. Theorising Art Interventions: Manifesta 6 and Occupy 38. Sarai Reader. 09. Disponível em: http://archive.sarai.net/files/original/51072c5b40d7feafdeb093cd5dff0265.pdf.
MOUFFE, Chantal. Artistic Activism and Agonistic Spaces. Arts & Research. Vol. 1 No. 2, 2007. Disponível em: http://www.artandresearch.org.uk/v1n2/mouffe.html.
SCHUM, Mathew. Thomas Hirschhorn: The Spectre of Evaluation, Flash Art, maio-junho 2011. Disponível em: http://www.gladstonegallery.com/sites/default/files/FlashArt_2011_e.pdf .
SHEIKH, Simon. Representation, Contestation and Power: The Artist as Public Intellectual. In Republicart. Outubro 2004. Disponível em: http://republicart.net/disc/aap/sheikh02_en.htm.
SIWI, Marcio. Pixação: In The story behind São Paulo’s ‘angry’ alternative to graffiti. The Guardian. Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/cities/2016/jan/06/pixacao-the-story-behind-sao-paulos-angry-alternative-to-graffiti.
TAYLOR, Karina. Immersed in Context: Jakub Szczesny. In World Policy Institute. 15 de outubro, 2015. Disponível em: https://worldpolicy.org/2015/10/15/immersed-in-context-jakub-szczesny/.
TRIBOLI, Ana. Brazilian Situationism. In Pop Up City. 15 de março de 2011. Disponível em: https://popupcity.net/brazilian-situationism/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.