O reconhecimento do patrimônio cultural de matriz africana – tombamento e registro de territórios tradicionais em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi26.24Palavras-chave:
Patrimônio cultural, CONDEPHAAT, Candomblé, UmbandaResumo
Em meio a trajetória recente de reconhecimento de bens ligados à história e memória das populações negras pelo órgão de preservação do patrimônio no Estado de São Paulo, o presente artigo discute questões sobre a adequação da utilização dos instrumentos do tombamento e do registro no trabalho de identificação e proteção de territórios de matriz africana como bem cultural, a partir dos estudos técnicos desenvolvidos sobre os espaços de Candomblé e Umbanda pela UPPH1 , que balizaram a decisão do CONDEPHAAT. Na reflexão que propõe busca contribuir com a discussão sobre a importância da preservação destes espaços como suportes materiais da cultura afro-brasileira em São Paulo.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In Magia e Técnica, Arte e Política - Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CONDEPHAAT. Bens protegidos. Disponível em http://CONDEPHAAT.sp.gov.br/bens-protegidos- -online/. Acesso em 18/08/2019.
FONSECA, Maria Cecília Londres. Da modernização à participação: a política federal de preservação nos anos 70 e 80. In: Revista do Patrimônio n. 24, Cidadania. Brasília: IPHAN, 1996.
FENELON, Déa Ribeiro. Cultura e História Social: Historiografia e Pesquisa. In: Projeto História 10. Revista do Programa de Estudos de Pós- -Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo: EDUC, 1993, p. 73-90.
RODRIGUES, Marly. Por que vocês querem conservar o patrimônio? In: Revista de História nº 15, Faculdade de Ciências Sociais da UNESP. Assis, 1996, p. 175 a 196.
RODRIGUES, Marly. Imagens do Passado – A instituição do patrimônio em São Paulo 1969- 1987. São Paulo, IMESP, 2000.
SANT’ANNA, Márcia. Escravidão no Brasil: os terreiros de candomblé e a resistência cultural dos povos negros. s/ d. Disponível em: http://www.pontaojongo.uff.br/sites/default/files/ upload/escravidao_no_brasil_os_terreiros_de_ candomble_e_a_resistencia_cultural_dos_povos_negros.pdf. Acesso em 05/08/2019.
SILVA, Vagner Gonçalves. Orixás da Metrópole. Petrópolis: Vozes, 1995
SILVA, Vagner Gonçalves. Candomblé e Umbanda – Caminhos da Devoção Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.