Caracterização de área para implementação de Zeis no litoral norte de Maceió-AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi33.489

Palavras-chave:

Habitação, ZEIS, Maceió

Resumo

A construção das cidades brasileiras foi marcada por um aumento da segregação espacial socioeconômica – com fluxo das populações mais pobres desde zonas centrais para a periferia – que foram ocasionadas principalmente por pressões do mercado, pelos altos custos de habitações das zonas centrais e pelas ações de políticas públicas habitacionais. Na perspectiva urbanística do Estatuto da Cidade, as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) consolidaram-se como um tipo especial de zoneamento que busca a inclusão de populações de baixa renda a áreas servidas de equipamentos e infraestrutura. Dessa forma, esta pesquisa pretende caracterizar uma área para implementação de ZEIS no litoral norte de Maceió-AL em consonância com a legislação vigente e com os anseios da população local e, ainda, discutir os processos de implementação dessas zonas no Brasil, suas potencialidades e barreiras. Torna-se necessário entender o contexto das atribuições do poder local, seus objetivos e finalidades frente ao atendimento das demandas por igualdade social, de forma a garantir um caráter emancipatório dessas políticas. Assim, o artigo procura reforçar as iniciativas de planejamento das ações em nível local de forma participativa, considerando noções de pertencimento e reconhecimento que legitimariam estas intervenções perante a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Melo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Cidades pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas.

Augusto Aragão de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteto e urbanista, professor associado e orientador de tese do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. 

Luciana Lima Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e urbanista, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas.

Sofia Pessoa Lira Souza, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e urbanista, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ABRACE A GARÇA. Projeto “A Garça Torta que queremos” Revisão do Plano Diretor. Maceió, 2015. Disponível em: <https://issuu.com/abraceagarca/docs/documento_a-garca-que-queremos-modif>. Acesso em: 26 de maio de 2017.

ABRACE A GARÇA. Propostas para a revisão do Plano Diretor. Maceió, 2015. Disponível em: <https://issuu.com/abraceagarca/docs/propostas_revisaodoplanodire tor_mcz>. Acesso em: 26 de maio de 2017.

ARAÚJO, Cristina Pereira de. More em um cartão postal: a expansão imobiliária turística no litoral norte de Maceió (AL). In: V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem, 2016, São Paulo. V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem, 2016. p. 1-13. Disponível em: . Acesso em: 26 de maio de 2017.

ARAÚJO, Mateus Augusto de. O urbano na produção da favela de Timbó – João Pessoa: regularizar os espaços para valorizar a cidade. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, Departamento de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 2014, 118p.

BRASIL, Ministério das Cidades – MCIDADES, Guia para regulamentação e implementação de Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS em Vazios Urbanos. Brasília: Ministério das Cidades, Primeira impressão: dezembro de 2009, 55 p.

BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Programas Urbanos. Plano Diretor Participativo. Coordenação Geral de Raquel Rolnik, Benny Schasberg e Otilie Macedo Pinheiro – Brasilia: Ministério das Cidades, dezembro de 2005 – 92 p. disponível em: < http://planodiretor.mprs.mp.br/arquivos/planoparticipativo.pdf>. Acesso em: 27 de maio de 2017.

CALDAS, Nisimar Martinez Pérez. Os novos instrumentos da política urbana: alcance e Limitações das ZEIS. Tese de doutorado FAU-USP. 2009.

CAVALCANTE, F.B.S.V. Avaliação da ZEIS como instrumento de regulação do uso do solo através da parametrização urbana. Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Porto Alegre, 25 a 29 de Julho de 2016.

CAVALCANTI, V. Robalinho; FARIA, Geraldo M G; COSTA, V. R. ; SILVA, L. G. O. ; MOURA, L. R. D. Empreendimentos e ações públicas e privadas em Maceió (AL) no início do milênio. Paisagem e Ambiente, p. 11-33, 2015. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i36p11-33>. Acesso em: 26 de maio de 2017.

GALINDO, A. M.; VIGNOLI, J. R.; ACUNA, M.; BARSQUERO, J.; MACADAR, D.; CUNHA, J. M. PINTO da.; SOBRINHO, J. Nouvellestendances de la migration métropolitaineen Amérique Latine: est-ce que les aires métropolitainesgagnent ou perdent population à cause de la migration interne Overview. In: XXVII CONFERENCIA DE LA UNIÓN INTERNACIONAL PARA EL ESTUDIO CIENTÍFICO DE LA POBLACIÓN (UIECP), Pusan, República de Corea, 2013.

GATTI, Simone Ferreira. Entre a permanência e o deslocamento. ZEIS 3 como instrumento para a manutenção da população de baixa renda em áreas centrais. O caso ZEIS3C016 (Sé) inserida no perímetro do Projeto Nova Luz. Tese de Doutorado FAU-USP. São Paulo, 2015.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.

MACEIÓ. Lei Municipal nº 5.486 de 30 de dezembro de 2005. Institui o Plano Diretor do Município de Maceió/AL. Disponível em: <http://www.maceio.al.gov.br/sempla/p lano-diretor/>. Maceió, 2005. 88 p.

MACEIÓ. Lei Nº 5.477 de 06 de dezembro de 2005. Estabelece as normas para instituição das Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS no município de Maceió e dá outras Providências. Disponível em: < http://sempla.maceio.al.gov.br/sempla/dpu/ lei_zeis_maceio.pdf>. Maceió, 2005. 6p.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2ª edição, 2011.

MELO, Tainá Silva. A localização dos pobres nas cidades brasileiras: um estudo sobre a situação dos assentamentos humanos às margens da lagoa Mundaú em Maceió, Alagoas. Dissertação de mestrado da Faculdade de arquitetura e urbanismo- UFAL. Maceió, 2010.

MOURA, José Rildo de Oliveira. Fotografia da periferia com o olhar geográfico: áreas de risco de risco na cidade de Maceió/Alagoas/Brasil. In: Revista Reflexões e Práticas Geográficas (online). Maceió/AL. v.1, n.1, p, 93-103. jul/dez/2014.

NASCIMENTO, Frederika Araújo do. Estudo da capacidade de adensamento urbano do litoral Norte de Maceió, nos bairros de Jacarecica e Guaxuma. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Alagoas. Programa Regional de Pós-Gradudação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Maceió, 2007. 134p. Disponível em: . Acesso em: 26 de maio de 2017

NOGUEIRA, Caroline Scheffer. O papel das zonas especiais de interesse social no processo de estruturação do planejamento urbano de cascavel. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Toledo. Paraná, 2013.

RIBEIRO, Luiz César de Queiroz. Direito à Cidade e a Segregação Residencial: desafios do Estatuto da Cidade. Observatório das Metrópoles. Disponível em: <http://www.ob servatorioseguranca.org/pdf/01%20%2826%29.pdf. > Acesso em: 02 de julho de 2015.

ROLNIK, Raquel. Zonas de Especial Interesse Social. In Dicas Pólis Ildesfes, Ideias para a Ação Municipal, nº117,1998.

ROLNIK, Raquel; SANTORO, Paula. Zonas Especiais de Interesse Social em Cidades Brasileiras: Trajetória recente de implementação de um instrumento de política fundiária. Lincoln Institute of Land Policy, 2013.

ROMEIRO, Paulo Somlanyi. Zonas Especiais de Interesse Social: materialização de um novo paradigma no tratamento de assentamentos informais ocupados por população de baixa renda. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010.

SANTO AMORE, Caio. Entre o nó e o fato consumado, o lugar dos pobres na cidade: um estudo sobre as ZEIS e os impasses da reforma urbana na atualidade. Tese (Doutorado), Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 2013, 283p.

SOARES, Leonardo Barros. MORAR, PARTICIPAR E DECIDIR: análise da dinâmica deliberativa do Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social da Nova Luz em São Paulo. Dissertação (Mestrado), Departamento de Ciência Política, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.

TORRES, Haroldo da Gama. Desigualdade ambiental em São Paulo. 1997.256 f. Tese de doutorado (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) – Universidade de Campinas, Campinas, 1997.

TORRES, Haroldo da Gama. et al. Pobreza e espaço: padrões de segregação em São Paulo. Estudos Avançados, v.17, n.47, p. 97-128, 2003.

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

Melo, P., Aragão de Albuquerque, A., Lima Araújo, L. ., & Pessoa Lira Souza, S. . (2022). Caracterização de área para implementação de Zeis no litoral norte de Maceió-AL. arq.Urb, (33), 17–29. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi33.489

Edição

Seção

Artigos