Processos tecnológicos

do conceito ao significante, potenciais de criação e de transformação de sujeito, tempo e espaço do brincar

Autores

  • Valnice de Sousa Paiva Universidade do Estado da Bahia
  • Arnaud Soares de Lima Junior Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi38.698

Palavras-chave:

Espaço público, Pesquisa-ação participativa, TDIC

Resumo

Este estudo examina o papel fundamental do brincar livre na infância, considerando seus desafios contemporâneos face ao avanço tecnológico e mudanças culturais. Destaca como jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais estão sendo impactados pela redução de espaços públicos seguros para a atividade infantil e pela ascensão de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Assim, a pesquisa-ação participativa apresentada objetiva promover o brincar livre, sobretudo em espaços públicos, com vistas à conscientização dos envolvidos sobre a importância e potencial das brincadeiras tradicionais para o protagonismo infantil e desenvolvimento humano. Ao enfatizar o brincar livre como um direito da criança, essencial para seu desenvolvimento físico, mental, cognitivo e emocional, também sublinha como brincadeiras tradicionais podem promover a educação socioambiental e cidadã, e combater o consumismo desde a infância. No âmbito dos processos tecnológicos, a pesquisa destaca sua natureza criativa e transformadora, não se limitando a instrumentos materiais, adaptando-os a diferentes contextos sociais e humanos. O estudo também aborda a natureza comunicativa das TDIC, destacando a importância do diálogo entre assuntos enunciativos e a multiplicidade de sentidos no processo comunicativo.

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Biografia do Autor

Valnice de Sousa Paiva, Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade, Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Docente no Departamento de Educação, Campus I

Arnaud Soares de Lima Junior, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo - UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Professor Titular Pleno da UNED, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) - PPGEduC/ UNEB, líder do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades - UMANITÀ/ CNPq, Psicanalista Fundador do Instituto Transmissão e Clínica Psicanalítica - Dr. Sergio Santana, Salvador-BA, UNEB-CAMPUS I. Desenvolve Estudos Avançados e pesquisas nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação, Currículo e Psicanálise.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Paiva, V. de S., & Junior, A. . S. de L. (2023). Processos tecnológicos: do conceito ao significante, potenciais de criação e de transformação de sujeito, tempo e espaço do brincar. arq.Urb, (38), 111–121. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi38.698

Edição

Seção

Artigos