Patrimônio industrial, entre o fetiche e a memória
Palavras-chave:
patrimônio industrial, memória, preservaçãoResumo
O autor tece considerações sobre a atuação do poder público na proteção do patrimônio industrial no estado de São Paulo. Pretende, assim, colaborar com a reflexão sobre o atual papel de antigas áreas, nas quais se baseou a construção da imagem de São Paulo como um estado industrial por excelência, visando a inseri-las no planejamento das cidades e na construção de memórias.
Downloads
Referências
CARTA DE NIZHNY TAGIL Sobre o patrimônio industrial, em português. Disponível em <http://www.patrimonioindustrial.org.br>. Acessado em 6/10/2008.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Editora Unesp, 2001.
DE DECCA, E. O nascimento das fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1991.
FONTES, P. Mapeando o patrimônio industrial em São Paulo. Disponível em <http://www.revista.iphan.gov.br>.
Acessado em 6/10/2008.
KAMIDE, E. H. M.; PEREIRA, T. C. R. E. (Coord.). Patrimônio cultural paulista. Condephaat, bens tombados 1968-1998. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1998.
KÜHL, B. M. Algumas questões relativas ao patrimônio industrial e à sua preservação. Disponível em <http://www.revista.iphan.gov.br>. Acessado em 6/10/2008.
_________ . Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização. São Paulo: Ateliê, 2009.
LEMOS, C. A. C.; MORI, V. H.; D’ALAMBERT, C. C. Iphan, patrimônio: 70 anos em São Paulo. São Paulo: 9.SR Iphan, 2008.
MELLO E SILVA, L. Patrimônio industrial: passado e presente. Disponível em <<http://www.revista.iphan.gov.br>. Acessado em 6/10/2008.
RUFINONI, M. R. A preservação do patrimônio industrial na cidade de São Paulo. O bairro da Mooca. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Marly Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.