Vilas Operárias e sua trajetória de reconhecimento e guarda pelo IPHAN

Autores

  • Daniella Christina Acioli do Carmo de Oliveira

Palavras-chave:

Vilas e Congêneres, Processo de patrimonialiazação, Vila Operária de Delmiro Gouvela, Vila Operária de Fernão Velho, Vila Operária de Goiania

Resumo

Em seus 80 anos de funcionamento, o IPHAN, passou por vários processos de patrimonialização e elaborou diversas formas de reconhecer e proteger os bens brasileiros. No decorrer de suas fases, é percebido de que maneira se vem identificando o Patrimônio Cultural do país e procurando formas de garantir a preservação da memória. Diante disto, destaca-se a década de 1980, como período de grandes avanços na política de preservação cultural, pois nesta fase houve uma maior diversidade nas temáticas pesquisadas pelo IPHAN, tendo em vista que fora uma década de grandes mudanças políticas e sociais no Brasil. No presente artigo é buscado entender como se deu o processo de patrimonialização das vilas operárias, através da utilização de instrumentos de produção de conhecimento. Assim a análise foi baseada no estudo elaborado pelo DTC, intitulado de Vilas e Congêneres, e nos pedidos de tombamento abertos motivados por ele, e entender quais melhores ações preservacionistas seriam aplicadas a esse tipo de bem tão representativo da classe operária do Brasil. Assim, foi feita análise dos processos em instrução identificados com a temática, para compreender como se deu a patrimonialização das vilas operárias e como esse tipo de bem é visto pelo IPHAN atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Rodrigo Melo Franco de. Brasil: monumentos históricos e arqueológicos/ Rodrigo Melo Franco de Andrade; [com contribuição de Maria Tarcila Ferreira Guedes, Augusto Carlos da Silva Telles e outros; organização de Maria Beatriz Setubal Rezende da Silva]. – Rio de Janeiro: IPHAN/DAF/COPEDOC, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.

MOTTA, Lia e SILVA, Maria Beatriz Resende. Inventários de Identificação. Rio de Janeiro, IPHAN, 1998.

SANT’ANNA, Márcia. Da cidade-monumento à cidade-documento: a norma de preservação de áreas urbanas no Brasil 1937-1990/ Márcia Sant’Anna. Salvador: Oiti Editora, 2014.

SANTOS, Helena Mendes dos. Um tipo de habitação popular no centro do Rio de Janeiro: a “Avenida Modelo”. In: XI Encontro Regional de História, 2004, Rio de Janeiro.

Fontes Documentais:

IPHAN, Processo de Tombamento nº 1084-T-83, Conjunto Habitacional Operário, Goiana – PE.

IPHAN, Processo de Tombamento nº 1085-T-83, Conjunto de Habitação Coletiva denominado Avenida Modelo na Rua Regente Feijó, nº 55, Rio de Janeiro – RJ.

Iphan, Processo de Tombamento nº 1111-T-84, Vila Operária em Delmiro Gouveia, Delmiro Gouveia – AL.

IPHAN, Processo de Tombamento nº 1242-T-87, Vila Operária em Fernão Velho, Maceió – AL.

IPHAN, Estudo Vilas e Congêneres, Volume I. Rio de Janeiro – RJ, 1984.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Christina Acioli do Carmo de Oliveira, D. . (2019). Vilas Operárias e sua trajetória de reconhecimento e guarda pelo IPHAN. arq.Urb, (16), 77–95. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/192

Edição

Seção

Artigos