A relação da vegetação com o comércio de bairro

Um estudo da Avenida Noruega em Uberlândia/MG

Autores

  • Matheus Maramaldo Andrade Silva
  • Glauco de Paula Cocozza

Palavras-chave:

Uberlândia, Rua comercial, Usuário, Qualidade Urbana, Vegetação

Resumo

Os comerciantes de bairro calculam com precisão os preços, os slogans e os fluxos necessários para um bom rendimento, adaptando-se às necessidades de seu entorno restrito, contudo, parece que não dão o mesmo apreço ao espaço que se apresenta externamente a suas fachadas, onde comumente descartam os valores de uma qualificada
paisagem. Um dos elementos que mais sofrem com essa relação é a vegetação, com que o fluxo de caixa pouco ou nada dialoga. Notada
esta desconexão, buscou-se traduzir neste artigo quais são as ligações estabelecidas entre o verde e a rua comercial local, com o objetivo principal de entender as relações dos usuários desse espaço com a vegetação, por meio de uma leitura paisagística analítica e pesquisa de campo. O recorte escolhido para tal avaliação foi a Avenida Noruega, no Bairro Tibery de Uberlândia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBUD, Benedito. Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística, 1ªed. São Paulo: Editora Senac, 2006.

ANDRADE, R.. A construção da paisagem urbana no Brasil: processos e práticas da arborização. In: TERRA, C. G. (org.). Arborização: ensaios historiográficos. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2004, p.73-129.

BERQUE, A. (org.). Cinq propositions pour une théorie du paysage, 1ªed. Ceyzérieu: Editions Champ Vallon, 1994.

CLEPS, G. D. G.. O comércio e a cidade: novas territorialidades urbanas. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, V.16, nº30, p.117-132, 2004.

CROSARA, R.. A percepção da população do bairro jardim Umuarama sobre a importância de sua arborização. Revista Geosaberes, Fortaleza, V.4, nº7, p. 16-32, 2013.

GONÇALVES, E. G., LORENZI, H.. Morfologia Vegetal, 2ª ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2011.

JACOBS, J.. Morte e Vida das Grandes Cidades Americanas, 2ªed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

LORENZI, H. et al. Plantas Ornamentais no Brasil - arbustivas, herbáceas e trepadeiras, 3ª. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2001.

LORENZI, H.; SOUZA, V. C.. Botânica Sistemática, 3ª ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2012.

MALAMUT, M.. Paisagismo: projetando espaços livres, 1ªed. Lauro de Freitas: Editora Livro.com, 2011.

MASCARÓ, J. L., MASCARÓ, L. E. A. R.. Vegetação Urbana, 3ªed. Porto Alegre: Editora +4, 2010.

MELAZO, G. C.. Mapeamento da cobertura arbóreo-arbustiva em quatro bairro da cidade de Uberlândia/MG. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil-UFU, Uberlândia, 2008.

NATALIO, F.. Tibery: A fazenda que virou o bairro do sabiá em Uberlândia. Correio de Uberlândia, Cad. Cidade e Região. Construção, Uberlândia, 31 ago. 2014. Disponível em: <http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/tibery-fazenda-que-virou-o-bairro-sabia-em-uberlandia/>. Acesso em: 23 de novembro de 2015.

OSEKI, J. H.; PELLEGRINO, P. R. M.. Paisagem, Sociedade e Ambiente. São Carlos, UESC, s/d. p. 486-523.

PETRAGLIA, L. M. C.. O Sentido da Caminhada: uma análise sobre os aspectos físicos e sensoriais das calçadas do centro de Uberlândia. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – FAUeD-UFU, Uberlândia, 2015.

RACY, L. G.. O espaço do comércio na cidade: Fundamentos teóricos para a compreensão dos projetos de lojas. In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, mai. 2009, Londrina. Anais do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2009, p. 978-997.

SANDEVILLE JUNIOR, E.. Paisagens e Métodos. Algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intra-urbana. Revista Paisagem e Ambiente, São Paulo, nº2, 2004a. n.p.

SANDEVILLE JUNIOR, E.. Um roteiro para estudo da paisagem intra-urbana. Revista Paisagem e Ambiente, São Paulo, nº2, 2004b. n.p.

SILVA, R. R.. Centros comerciais e shoppings centers: transformações no espaço urbano de Uberlândia (MG). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Geografia-UFU, Uberlândia, 2012.

SILVEIRA, L. J.; GARREFA, F.. A influência das atividades do setor terciário na produção do espaço urbano de Uberaba a partir do século XXI. In: 2º Colóquio de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo e Design Brasil/Portugal UFU e UL, dez. 2013, Uberlândia. Anais do 2º Colóquio de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo e Design Brasil/Portugal UFU e UL, 2014, p. 105-113.

SILVEIRA, Leonardo José. O Centro da Cidade e o Comércio: Um estudo da importância das atividades terciárias na configuração espacial urbana de Uberaba. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – FAUeD-UFU, Uberlândia, 2015.

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano - Prefeitura de Uberlândia (SEPLAN) [Internet]. Lei Complementar 432 – Plano Diretor de Uberlândia. 2006. Disponível em: < http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/56/518/secretaria.html>. Acesso em: 23 de novembro de 2015.

________. [Internet]. Banco de Dados Integrados. 2013. Disponível em: <http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/>. Acesso em: 23 de novembro de 2015.

The Plant List [Internet]. Disponível em: . Acesso em: 23 de novembro.

THIBAUD, J.. Ambiências de passagem – figuras, condutas, medidas. In: DUARTE, C. R.; VILLANOVA; R. de (org.). Novos Olhares sobre o Lugar. Ferramentas e metodologias, da arquitetura à antropologia. Rio de Janeiro: Contracapa, FAPERJ, 2013, p.101-127.

UNESCO – MAB. Pesquisa exploratória da relação com a vegetação em São Miguel Paulista, 1ªed. São Paulo: Secretaria Municipal de Planejamento, FAU-USP, 1992.

VARGAS, H. C. Espaço Terciário: o Lugar a arquitetura e a Imagem do comércio, 1ªed. São Paulo: SENAC, 2001.

VARGAS, H. C. Comércio e cidade: uma relação de origem. In: SESC São Paulo. Memórias do Comércio Paulista: Guia de Acervo, 1ªed. São Paulo: Museu da Pessoa, 2012.

VIGNOLA JÚNIOR., R.. A arborização de vias públicas e a paisagem urbana: caso da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – FAU-USP, São Paulo, 2005.

WIKEPEDIA [Internet]. Tibery. Wikipédia, publicado em 2 de setembro de 2015. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tibery>. Acesso em: 23 de novembro de 2015.

Downloads

Como Citar

Maramaldo Andrade Silva, M., & de Paula Cocozza, G. (2016). A relação da vegetação com o comércio de bairro: Um estudo da Avenida Noruega em Uberlândia/MG. arq.Urb, (17), 57–74. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/172

Edição

Seção

Artigos