Fundação de São Vicente, a(s) biografia(s) de uma pintura (1892-1939)

Autores

  • Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi26.32

Palavras-chave:

Benedito Calixto, Museu Paulista, Pintura Histórica

Resumo

Este artigo propõe reconstituir as múltiplas apropriações que marcaram a trajetória da tela “Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto, que pertence ao acervo do Museu Paulista desde 1900. Para tanto, apresentam-se as condições de sua produção e inauguração durante o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil, os usos políticos da pintura pela Sociedade Commemoradora, o processo de sua aquisição definitiva pelo governo paulista e como a pintura foi exibida durante as gestões de Hermann von Ihering (1894-1916) e de Afonso Taunay (1917- 1946) no Museu Paulista, mobilizando exemplos que demonstram como o museu público agencia e difunde concepções político-imaginárias a partir das pinturas históricas.

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Biografia do Autor

Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (2016-2018), onde desenvolveu a pesquisa “Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900- 1932)”, sob orientação do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e estágio na Université Paris I Panthéon-Sorbonne.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

Villa Nova de Oliveira, E. P. . (2019). Fundação de São Vicente, a(s) biografia(s) de uma pintura (1892-1939). arq.Urb, (26), 158–181. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi26.32

Edição

Seção

Artigos