Campo profissional e arquitetura nos anos 1980. Um olhar através da revista “Casa e Jardim”
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.462Palavras-chave:
Arquitetos, Clientes, Marcado consumidorResumo
O ponto de partida da reflexão aqui proposta é o inventário de 192 edições da revista Casa e Jardim, entre os anos de 1977 e 1992. À luz da teoria da comunicação e da sociologia - representados por autores como Mike Featherstone (1995), Pierre Bourdieu (2007) e Garry Stevens (2003) -, pretende-se esquadrinhar as reportagens, editoriais e a publicidade, em busca de sutilezas nas entrelinhas dos textos e imagens. Esta análise permite enxergar como a publicação colabora com a organização do campo profissional em um momento de expansão do mercado, ajudando a estabelecer os parâmetros para o exercício cotidiano dos arquitetos, e especialmente a sua relação com os clientes. Paralelamente, a inabilidade do meio acadêmico em lidar com esta realidade - o que resulta na exclusão de parte do produto da disciplina do registro histórico e da crítica – é problematizada.
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Revista:
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Casa & Jardim. São Paulo: Editora Efecê, n.314, mar.1981.
Casa & Jardim. São Paulo: Editora Efecê, n.317, jun.1981.
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Casa & Jardim. São Paulo: Editora Efecê, n.413, jun.1989.
Casa & Jardim. São Paulo: Editora Efecê, n.451, ago.1992.
Casa & Jardim. São Paulo: Editora Efecê, n.452, set.1992.
Entrevistas:
Entrevista realizada com a jornalista Olga Samilla, redatora da revista Casa & Jardim durante o período pesquisado. São Paulo, 4/06/2019.
Entrevista realizada com a jornalista Gilberto Barricatti, diretor comercial da revista Casa & Jardim durante o período pesquisado. São Paulo, 4/06/2019.
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