De Palladio a Oldenburg: simbolismo e comunicação nos projetos de casas de Robert Venturi e Denise Scott-Brown

Autores

  • Dely Soares Bentes Universidade Santa Úrsula

Palavras-chave:

Venturi e Scott-Brown, Arquitetura pop, Sociedade de consumo, Arquitetura residencial

Resumo

A partir das análises críticas realizadas por Alan Colquhoun, em 1978, e Rafael Moneo, em 2004, sobre a produção dos arquitetos Robert Venturi e Denise Scott-Brown, propomos uma investigação das modificações observadas na produção dos arquitetos, em especial nas casas unifamiliares. Para tanto, examinaremos quatro projetos residenciais procurando relacioná-los com a obra teórica dos arquitetos, desde as primeiras ideias lançadas por Venturi em Complexidade e contradição em arquitetura até a virada populista que, já em parceria com Scott-Brown e Steven Izenour, se corporifica no texto pop de Aprendendo com Las Vegas. Buscaremos também nos condicionantes culturais da época – olhando principalmente através da lente comunicativa de Marshall McLuhan – justificativas para as mudanças observadas nos fundamentos conceituais e a maneira com que se traduziram em operativas projetuais que eventualmente impactaram na produção da dupla de arquitetos.

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Biografia do Autor

Dely Soares Bentes, Universidade Santa Úrsula

Doutoranda no PROARQ – FAU/UFRJ, desde 2017. Possui Mestrado em Arquitetura na mesma instituição desde 2006. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1999). Tem experiência profissional e acadêmica na área de Arquitetura, com ênfase em projetos, teoria e crítica. Professora desde 2009 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

Bentes, D. S. . (2018). De Palladio a Oldenburg: simbolismo e comunicação nos projetos de casas de Robert Venturi e Denise Scott-Brown. arq.Urb, (21), 89–109. Recuperado de https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/87

Edição

Seção

Artigos