Uso da realidade aumentada no ensino de projeto de engenharia civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.645

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, Tecnologia educacional, Visualização tridimensional

Resumo

O aumento da complexidade nos projetos de Engenharia trouxe a necessidade do uso de novos métodos de ensino de projetos nos cursos de Engenharia Civil. Com o desenvolvimento tecnológico e a evolução das formas de representação e estudo de projetos de Engenharia, tornou-se possível o emprego de novas ferramentas para visualização de projetos, dentre as quais, a Realidade Aumentada (RA). Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre uso da RA como ferramenta para auxiliar o ensino de projeto, no curso de Engenharia Civil. A identificação dos artigos foi realizada em oito bases de dados, resultando em 1.300 artigos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 14 artigos foram incluídos para o estudo. A pesquisa evidenciou que apesar do uso da RA possuir grande potencial de impacto no ensino de projeto de Engenharia Civil, essa tecnologia ainda é pouco utilizada em sala de aula, necessitando aprimoramento de softwares e equipamentos. Ademais, a presente revisão sistemática indica possibilidades de uso e limitações da RA, tornando-se uma base para auxiliar a estruturar futuras pesquisas aplicadas na área.

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Biografia do Autor

Vinícius Francis Braga de Azevedo, Universidade de Pernambuco

Mestrando e Engenheiro Civil pela pela Escola Politécnica de Pernambuco, vinculada à Universidade de Pernambuco e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Hiran Ferreira de Lira, Universidade de Pernambuco

Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e Doutorando no Programa de Pós-graduação em Design na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco e Gerente de Extensão na Coordenação Setorial de Extensão e Cultura.

Andréa Benício de Moraes, Universidade de Pernambuco

Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco e professora titular da Universidade de Pernambuco.

Bianca Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Doutora em Engenharia Civil (2013) pela Universidade do Porto / Portugal, com diploma revalidado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Azevedo, V., Lira, H., Moraes, A., & Vasconcelos, B. (2023). Uso da realidade aumentada no ensino de projeto de engenharia civil. arq.Urb, (36), 67–79. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi36.645

Edição

Seção

Artigos