Otimismo e aporia
O desenho como o locus solus dos cenotáfios de Newton e ‘do Cannaregio’
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi39.655Palavras-chave:
Desenho de arquitetura, Étienne-Louis Boullée, Peter Eisenman, Raymond RousselResumo
artigo propõe-se a traçar relações entre os projetos do Cenotáfio de Newton (1784), de Étienne-Louis Boullée, e do Cannaregio Town Square (1978), de Peter Eisenman, através do desenho como o lugar da realização destas arquiteturas. Para tanto, partimos dos confrontos e divergências em vez das similitudes e convergências. Além do desenho como interface desta dimensão, nos valemos também do tratamento de ambos os projetos como arquiteturas funerárias, por interpretarmos este trabalho de Eisenman como um cenotáfio em si, uma das poucas aproximações que fazemos entre os dois projetos. Tratamos, portanto, primeiramente de uma apresentação dos arquitetos, seguida das análises das referidas obras para, então, traçarmos nossas considerações acerca das características que os aproximam e, sobretudo, os afastam. Buscamos tensionar o suposto fio historiográfico da arquitetura que liga os diversos pontos dispersos por forças quase antagônicas, mas que possuem no desenho esta rede pela qual os projetos tornam-se um lugar do tempo suspenso entre o passado, o presente e o futuro; o locus solus que se configura em torno de sua própria realidade e permite a realização destas arquiteturas.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arquitetura e “enciclopédia”. In: História da arte como história da cidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 197-203. 1984.
BÉDARD, Jean-François. Introduction. In: BÉDARD, Jean-François (Org.). Cities of artificial excavation. The work of Peter Eisenman, 1978-1988. Montreal: Canadian Centre for Architecture - Rizzoli International Publications, 1994. p. 9-18.
BOULLÉE, Étienne-Louis. Architecture, essay on art. In: ROSENAU, Helen. Boullée & visionary architecture. London: Academy Editions, 1976. p. 81-116. s.d.
DERRIDA, Jacques. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas [1966]. In: A escritura e a diferença. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 407-426.
EISENMAN, Peter. House I [1969]. In: EISENMAN, Peter; GRAVES, Michael; GWATHMEY, Charles; HEJDUK, John; MEIER, Richard. Five architects: Eisenman, Graves, Gwathmey, Hejduk, Meier. New York: Oxford University Press, 1975. p. 14-23.
EISENMAN, Peter. Three texts for Venice. Domus, Milan, v. 611, n. 11, p. 9-11, nov. 1980.
EISENMAN, Peter. Introduction. The houses of memory: the texts of analogy. In: ROSSI, Aldo. The architecture of the city. New York: Institute for Architecture and Urban Studies, 1982. p. 3-11.
EISENMAN, Peter. O pós-funcionalismo [1976]. In: NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac & Naify, 2006a. p. 97-101.
EISENMAN, Peter. House X [1975]. In: DAVIDSON, Cynthia (Ed.). Tracing Eisenman: Peter Eisenman complete works. New York: Rizzoli, 2006b. p. 72-75.
GANDELSONAS, Mario. Neo-funcionalism [1976]. In: HAYS, K. Michael (org.). Oppositions reader: selected readings from a journal for ideas and criticism in architecture, 1973-1984. New York: Princeton Architectural Press, 1998. p. 7-8.
HAYS, K. Michael. Architecture’s desire: reading the late avant-garde. Cambridge: The MIT Press, 2010.
KAUFMANN, Emil. Three revolutionary architects, Boullée, Ledoux, and Lequeu. Transactions of The American Philosophical Society, v. 42. pt. 3. Philadelphia: The American Philosophical Society, 1952. p. 431-564. DOI: https://doi.org/10.2307/1005689
ROSSI, Aldo. Introducción a Boullée [1967]. In: Por una arquitectura de tendencia – escritos: 1956-1972. Barcelona: Gustavo Gili, 1975. p. 215-226.
ROUSSEL, Raymond. Locus Solus. 2 ed. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019. 1914.
VIDLER, Anthony. Histories of the immediate present: inventing architectural modernism. Cambridge: The MIT Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/7699.001.0001
WEIL, Peggy. House 11a, 1978: a documentary in which el solid meets la void. [s.d.]. Disponível em: https://pweilstudio.com/project/house-11a-animation/. Acesso em: 18 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.