A produção arquitetônica do imigrante italiano no Rio Grande do Sul segundo os romances literários de José Clemente Pozenato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi33.530

Palavras-chave:

Arquitetura italiana, Romances literários, Imigração Italiana, Memória, Identidade

Resumo

O presente artigo consiste em uma investigação sobre o espaço de habitar do imigrante italiano no Rio Grande do Sul, tomando como objeto de análise os romances literários “A Cocanha” e “O Quatrilho”, obras de José Clemente Pozenato. A questão-chave para o desenvolvimento deste estudo refere-se à evolução das construções dos imigrantes ao longo do tempo, levando em conta os aspectos objetivos e subjetivos do morar. Quanto à metodologia, o artigo estrutura-se em torno do estudo dos romances, anteriormente citados, e a partir deles desenvolve-se o levantamento iconográfico e bibliográfico específico acerca do processo da colonização italiana na Serra Gaúcha. Com a compilação e organização dos dados obtidos foi possível construir uma linha cronológica, organizada de acordo com essas narrativas literárias e com os referenciais teóricos. A síntese dessas informações permitiu idealizar análises que ultrapassam o campo arquitetônico, adentrando também em questões emocionais e históricas mediante a utilização de uma metodologia interdisciplinar que envolve a literatura como campo de estudo. A arquitetura quando combinada com a literatura e materializada em fotografias, expressa, para além dos aspectos técnicos, uma dimensão poética, contribuindo para o entendimento das construções como cenários da vida humana, carregados de sentimentos, memórias, identidade e cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Giglioli, Faculdade Meridional

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional.

Thaís Maria Rossetto, Universidade de Passo Fundo

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Passo Fundo.

Dirceu Piccinato Junior, Faculdade Meridional

Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional.

Referências

ALVIM, Zuleika Maria Forcioni. 1986. Brava gente! Os italianos em São Paulo 1870-1920. São Paulo: Brasiliense. 2000. “O Brasil italiano (1880- 1920)”. In: B. Fausto (org.), Fazer a América. São Paulo: EDUSP. p.383-417.

BARRILI, Lúcia. Brasileiros - poloneses: uma identidade construída nas comunidades de Casca e Santo Antônio do Palma - RS (1910 - 2010). 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2011.

FÁVARO, Cleci Eulália. Os “italianos”: entre a realidade e o discurso. In: BOEIRA, Nelson; GOLIN, Tau (coord.). História Geral do Rio Grande do Sul. Vol. 2 – Império. Passo Fundo: Méritos, 2006. p. 301-319.

FILIPPON, Maria Isabel. A Casa do Imigrante Italiano, a Linguagem do Espaço de Habitar. 2007. 153f. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura Regional) – Faculdade de Letras. Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

FOGAÇA, Paula. Patrimônio e Paisagem Cultural: A imigração italiana em Veranópolis/RS - Brasil. 2019. 275 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Escola Politécnica, Faculdade Meridional, Passo Fundo, 2019.

FROSI, Vitalina Maria; MIORANZA, Ciro. Imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul: processos de formação e evolução de uma comunidade ítalo-brasileira. 2. ed. Caxias do Sul, RS: EdUCS, 2009.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

GAUDENCIO, Mahayana Nava de Paiva. DA LITERATURA À ARQUITETURA: estudo fenomenológico no romance menino de engenho de José Lins do Rego. 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: UNESP, 1998.

LEMOS, Carlos. História da Casa Brasileira. São Paulo: Contexto, 1996.

HERÉDIA, Vânia Beatriz M. A imigração europeia no século passado: o Programa de Colonização no Rio Grande do Sul, Revista Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales. Universidade de Barcelona [ISSN 1138-9788]. Migración y Cambio Social - número extraordinário dedicado ao III Colóquio Internacional de Geocrítica, v. 5, n. 94, Barcelona, ago. 2001.

MANFIO, Vanessa; PIEROZAN, Vinício Luís. Território, cultura e identidade dos colonizadores italianos no Rio Grande do Sul: uma análise da Serra Gaúcha e da Quarta Colônia. GeoUSP: Espaço e Tempo (Online), v. 23, n. 1, p. 144-162, abr. 2019. ISSN 2179-0892.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. 9. Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.

POSENATO, Júlio. Assim vivem os italianos. Arquitetura da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST/EDUCS, 1983.

POZENATO, José Clemente. O Quatrilho. Caxias do Sul, RS: Ed. Maneco, 2008. 264p.

POZENATO, José Clemente. A Cocanha. Caxias do Sul, RS: Ed. Maneco, 2011, 352p.

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

Giglioli, A., Rossetto, T. M. ., & Piccinato Junior, D. . (2022). A produção arquitetônica do imigrante italiano no Rio Grande do Sul segundo os romances literários de José Clemente Pozenato. arq.Urb, (33), 71–83. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi33.530

Edição

Seção

Artigos