Análise espacial de viagens em transporte público na Região Metropolitana de Campinas-SP
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.617Palavras-chave:
Análise Exploratória de Dados Espaciais, Planejamento urbano baseado em indicadores, Transporte PúblicoResumo
A alta dependência do uso do transporte individual e a ausência de planejamento da mobilidade têm se mostrado insustentáveis para o meio urbano e para a qualidade de vida da população. Na busca pela mitigação destes problemas e promoção de uma mobilidade mais sustentável, indicadores de mobilidade sustentável se mostram excelentes ferramentas de gestão. O presente estudo tem como objetivo analisar a distribuição espacial do indicador de viagens realizadas em transporte público da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a partir de dados levantados pela Pesquisa Origem Destino de 2011, coordenada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Foram utilizadas técnicas de econometria espacial que permitiram avaliar a distribuição espacial do indicador “viagens realizadas em modos coletivos”. Os resultados alcançados identificaram valor significativo para o I de Moran (0,485). A zona com maior uso do transporte público coletivo, apresentou 1,13 viagens per capita, já a zona com menor uso, apresentou 0,18 viagens per capita, confirmando o baixo uso do transporte público em toda a região metropolitana.
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