Miradas para a Freguesia, participação social e a construção de valores na cidade

Autores

  • Repep - Rede Paulista de Educação Patrimonial

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi26.28

Palavras-chave:

Freguesia do Ó, Educação Patrimonial, REPEP

Resumo

A Freguesia do Ó é hoje um importante referencial para entendermos a história da cidade de São Paulo a partir da perspectiva do crescimento urbano e da
sociabilidade construída em uma ocupação além- Tietê. Essa é a frase de um texto produzido por uma arquiteta e urbanista, ou seja, como poderíamos iniciar a escrever sobre o bairro. No entanto, nossa proposta é apresentar diferentes vozes existentes sobre a Freguesia que encontraram no patrimônio um lugar comum. Juntos formamos um Grupo de Trabalho (GT) da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep) que desde 2015 tem se reunido para a elaboração de ações educativas e propostas de valorização do patrimônio local, seja pela revisão do tombamento do bairro ou em defesa da constituição de um espaço de memória. Assim, produzimos textos sobre nossas relações com a Freguesia do Ó e como nos identificamos com esse patrimônio. No artigo, após introduzir o trabalho do GT, expomos os textos individuais na íntegra com a intenção de construir um diálogo escrito. Ainda que não representemos a totalidade dos diferentes sujeitos urbanos, esperamos demonstrar a potência de um trabalho produzido por meio da participação social, incluindo os diferentes significados e narrativas existentes no patrimônio da Freguesia do Ó.

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Biografia do Autor

Repep - Rede Paulista de Educação Patrimonial

Coletivo educador composto por profissionais de vários campos, atua nas áreas de cultura e educação desde 2013. Recebeu Menção Honrosa no II Seminário do Aprender com Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Atualmente, funciona de forma independente da Universidade
de São Paulo, em sistema horizontal de autogestão, com trabalho voluntário e não trabalha com a prestação de serviços.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Rede Paulista de Educação Patrimonial, R. .-. (2019). Miradas para a Freguesia, participação social e a construção de valores na cidade. arq.Urb, (26), 80–101. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi26.28

Edição

Seção

Artigos