Rampas
o espaço em movimento de Nouvel e Parent
DOI:
https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi34.575Palavras-chave:
Arquitetura moderna, Oblíquo, SubsoloResumo
A arquitetura contemporânea é marcada por expressividade formal. A revelia desses aspectos meramente visuais, o uso de rampas nos projetos de Jean Nouvel nos permite investigar o legado moderno de seus mestres. Sobretudo, estudamos a Arquitetura Oblíqua de Claude Parent e Paul Virilio. Originalmente, uma contestação à ortogonalidade corbusiana no contexto francês, seus conceitos reverberam nos projetos atuais indistintamente como referencias formais e/ou embasamento teórico. Hoje, por exemplo, suas premissas sobre o plano inclinado inspiram novas questões relacionadas ao uso do solo. A análise do projeto não construído por Nouvel no Rio de Janeiro - Museu Guggenheim Rio, 2002 – nos levou a retomar esse debate promovido por arquitetos franceses, desde os anos 1960 e tão atuais.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e Destino. São Paulo: Ática, 2004.
BRONSTEIN, Laís . Arquitetura e cidade contemporânea: novos parâmetros. Desígnio, São Paulo, v. 6, p. 1, 2006
CASCIANI, Stefano. Jean Nouvel: The Allure of Modernity. In: Prêmio Pritzker. Disponível em: https://www.pritzkerprize.com/sites/default/files/inline-files/2008_StefanoCascianiEssay.pdf acesso em: 19 dez. 2021
COMAS, Carlos Eduardo. Precisões brasileiras: sobre um estado passado da arquitetura e urbanismo modernos. Tese (Doutorado em História da Arquitetura) - Universidade Paris 8, Paris, 2002.
ELIASSON, Olafur. O Studio – An Encyclopedia. Berlim: Taschen, 2012.
JEANROY, Audrey. Claude Parent, Opponent and Follower of a Modernity in Disgrace. In: Claude Parent, Subversive Thinking/Disruptive Work. Bulletin DoCoMomo France, p.5-14, out 2018.
NOUVEL, Jean. Once the Morning Mist has Cleared In: PARENT et VIRILIO. Architecture Principe 1966-1996. Paris: Les Editions de L´Imprimeur, p. 160-9, 1996.
__________. Memorial do Projeto Museu Guggenheim Rio, 2003. Disponível em: www.jeannouvel.com. Acesso em: 10 mar. 2020.
__________. Memorial do Projeto da Filarmônica de Paris, 2007. Disponível em: http://www.jeannouvel.com/projets/philharmonie-de-paris/. Acesso em: 20 dez. 2021.
_Manifesto Louisiana. Copenhagen: Louisiana Museum of Modern Art, 2008.
NOUVEL, J.; BAUDRILLARD, J. Les Objects Singulières. Paris: Ed. Calmann-Levy,2000.
NOUVEL, J.; PARENT, C. Musées à Venir. Paris: Actes Sud, 2016.
PARENT, Claude. Vivir en lo oblicuo. Trad. Esp: Ramon Faura. Bacelona: Gustavo Gili, 2009.
PARENT, C.; VIRILIO, P. Architecture Principe 1966-1996. Paris: Les Editions de L´Imprimeur, 1996.
PERRAULT, Dominique. The Disappearance of Architecture: Between Presence and Absence. In: Bartlett International Lecture Series, 21 nov. 2012.
PICON, Antoine. A arquitetura e o virtual: Rumo a uma nova materialidade [2004]. In SYKES, 2013, p.205-220.
RAJCHMAN, John. Constructions. Massachusetts: MIT Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/2128.001.0001
SÁVIO, Sílvia M. Interseções entre Arte e Arquitetura. Estudo de Caso: Olafur Eliasson. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Programa de Pós-graduação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SOLÀ-MORALES, Ignasi. Topologias. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
SYKES, A. Krysta (org.) O Campo Ampliado da Arquitetura. Trad. Bras.: Denise Bottman e Roberto Grey. São Paulo: Cosac & Naif. 2013.
RELATÓRIO IPP. Museu Guggenheim – Renovação do Rio: a Cidade Decide. Rio Estudos, Rio de Janeiro, n. 79. Coleção Estudos da Cidade. Rio de Janeiro, Secretaria de Urbanismo, IPP- Diretoria de Informações Geográficas, nov. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Silvia Maciel Savio Chataignier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.